Centenário

Iniciativas

Agricultura e desenvolvimento rural

Debate em Évora

Agricultura e desenvolvimento rural

Ao debate, realizado no Palácio D. Manuel, assistiram várias dezenas de pessoas, que escutaram atentamente as intervenções iniciais de Maria da Piedade Morgadinho, sobre «O Decreto da Terra – Fonte da política socialista da terra»; de Vítor Rodrigues, sobre «A Reforma Agrária em Portugal»; de João Ramos, sobre «A intervenção do PCP em defesa da agricultura portuguesa»; de Pedro Santos, sobre «O capitalismo agrário hoje em Portugal e no mundo»; e de João Frazão, sobre «Soberania Alimentar – Objectivo da Democracia Avançada e do projecto de socialismo para Portugal». A moderação ficou a cargo de Raimundo Cabral, da Comissão Central de Controlo do Partido.

Luta, Conquista de Direitos e Emancipação Social

Debate em Guimarães

Luta, Conquista de Direitos e Emancipação Social

O auditório da Associação Fraterna, em Guimarães, foi o local escolhido para a realização do debate, que contou com a presença de cerca de 70 pessoas e no qual participaram, como oradores, Américo Nunes, antigo sindicalista e autor de diversos livros sobre sindicalismo, João Torres, dirigente sindical e membro do Comité Central do PCP, e o responsável pela Organização Regional de Braga na Comissão Política, Gonçalo Oliveira.

 Paz, amizade e cooperação entre os povos são património da luta dos comunistas

Paz, amizade e cooperação entre os povos são património da luta dos comunistas

A paz, a amizade e a cooperação entre os povos deu o mote à sessão cultural promovida pelo PCP que encheu por completo o auditório do Fórum Municipal do Seixal. Assinalando os 72 anos da vitória sobre o nazi-fascismo, a sessão inseriu-se nas comemorações do centenário da Revolução Socialista de Outubro e incidiu precisamente no que esse acontecimento maior da luta dos explorados pela sua emancipação implicou na concretização da aspiração dos trabalhadores e dos povos à paz, à democracia e ao progresso social.

Melhoria das condições de vida dos trabalhadores e do povo

Debate em Aveiro

Melhoria das condições de vida dos trabalhadores e do povo

Teve lugar na Capitania de Aveiro, um debate inserido nas comemorações do centenário da Revolução de Outubro, mais concretamente acerca do impacto deste marcante acontecimento nas condições de vida dos trabalhadores e do povo da Rússia, em primeiro lugar, mas também um pouco por todo o mundo e particularmente em Portugal. Foram oradores Paulo Raimundo, do Secretariado, Fernanda Mateus, da Comissão Política, e o economista Fernando Marques. Da audiência vieram interessantes comentários e questões oportunas.